Não dormi grande coisa esta noite, infelizmente a minha pimpolha apanhou o que nós chamamos de doença de Boca, Mãos e pés. Muitas pessoas nunca ouviram falar, posso vos dizer que, antes de ter a Madalena, nunca tinha ouvido falar desta suposta doença. Mas nada de alarmismos! Trata-se de uma doença passageira que provoca alguns males, mas desaparece por si só.
Comecei a notar umas borbulhas/bolhas pequeninas nos pés e palmas das mãos da pequena, no sábado de manha. Contudo, pensei que fosse possivelmente uma reação alérgica à algum alimento que tivesse ingerido. Pois não! No final da tarde, já ela tinha um pouco de febre. Mesmo assim, pensei que fossem as defesas do corpo contra alguma alergia ou coisa parecida. No domingo de manhã, continuava com febre (não esquecer essa noite mal dormida também) e queixava-se de "DOI DOI", quando ao meu desespero, consegui ver uma afta bem grande no lábio inferior. Então preocupada, a primeira coisa que faço...GOOGLE...quando me aparece esta doença. Depois liguei para a Saúde 24 onde me confirmaram o diagnóstico. Esta doença não necessita de pediatra, porque apenas se pode dar benuron para a febre e um produto para as aftas e nada mais. Caso a febre persista mais do que 3 dias, aí sim consultar o pediatra.
A Madalena não tem pediatra, tem sido seguida no centro de saúde nas consultas de rotina. Não fiquem chocadas, ela nunca precisou. Tive uma inicialmente, contudo, nem eu nem o meu marido gostamos dela. Depois trocamos para uma bem conhecida de Leiria, mas foi a mesma coisa. Penso que pelo facto da pediatra não ter acompanhado a criança desde bebé, acaba por não mostrar a mesma empatia e simpatia para com a criança e comos pais. Triste mas realidade. Vou agora experimentar outro, mas desta vez um Homem. (Não coloco nomes para não ofender nenhum medico, se quiserem saber quem são eu mendo por mensagem).
A minha pequena passou ontem um dia terrível, com queixas constantes de DOI DOI e devido a isso, não almoçou, a sesta...nem pensar. Então para manter alimenta-la dê-lhe leite aptamil (adaptado para a idade dela) no biberão dela. Isso sim ela bebe e com muita satisfação, apesar de se queixar de dores algumas vezes pelo meio. Antes de a deitar, ainda lhe dei o banho, o que não foi nada fácil de fazer dado que não se sentia bem. O banho foi preparado com agua mais morna do que quente, para ajudar a diminuir a febre. Funcionou e diminui durante umas horas.
A noite foi muito conturbada, com levantos de hora à hora, com dores e como podem imaginar muito choro.
Agora estou a escrever e ela, graças a Deus, continua a dormir, mas na minha cama.
Deixo aqui uma explicação da doença e de como se transmite.
O que é a doença mão-pé-boca?
Comum nas crianças até aos 4 anos de idade, a doença das mãos, pés e boca é epidémica e ocorre, geralmente, durante o verão e início do outono
Transmissão da doença mão-pé-boca
De criança para criança através do contacto das mãos e pés com a mucosa da boca.
Período de incubação da doença mão-pé-boca
O período de incubação da doença é de 3 a 7 dias.
A doença segue seu curso por 7 a 10 dias e resolve-se por si só.
Sintomas da doença mão-pé-boca
- Pouca febre.
- Bolhas na parte interior da boca, que podem degenerar em úlceras dolorosas.
- Perda de apetite.
- Bolhas nas mãos e nos pés que aparecem cerca de 1 a 2 dias após aparecerem na boca.
- As bolhas são indolores e não provocam comichão.
Tratamento da doença mão-pé-boca
Não há um tratamento específico para esta doença. O que pode fazer é minorar os sintomas de desconforto. Dê muitos líquidos à criança e evite alimentos e bebidas ácidos que agravam a dor na boca. Bochechar com água e sal ajuda a aliviar a dor da boca..
As bolhas nas mãos e nos pés desaparecem em 3 a 4 dias, bem como a febre. As bolhas na boca podem prevalecer até 4 semanas. Depois de se contrair esta doença, fica-se imune para toda a vida
Caso necessário contacte o seu medico.
Por hoje é tudo, so coloco uma foto da minha pimpolha ontem de manhã, quando ainda estava bem disposta.
Bom dia e Bem Haja!
Sem comentários:
Enviar um comentário