sexta-feira, 11 de outubro de 2019

USA e a Cultura das Armas



Nos primeiros tempos em que estive a viver em Arlington, apercebi-me de muitas coisas que outrora nem sequer me teriam passado pela cabeça. A principal ideia é àquela de que qualquer pessoa que tenha licença de porte de armas, pode efetivamente ter uma arma em casa, no carro e até mesmo tê-la em si proprio. Deixo-vos aqui algumas experiencias pelas quais passei e agora se tornaram uma normalidade na nossa vida cá nos Estados Unidos. 
Um mês depois de chegarmos aos Estados Unidos, foi necessário tratar das papeladas normais quando se chega à um novo país. Numa manhã, fui com as meninas à segurança social. Cheguei la as 8:20, e os escritórios só abriam la para as 8:30. coloquei-me na fila de espera em frente da porta de entrada. Estavam lá uns quantos papeis afixados sobre as regras de comportamento dentro do edificio e regras para se puder aceder ao interior. Conseguia-se ler claramente: PROIBIDO PORTE DE ARMAS. Fez -me confusão, mas nada de especial. Contudo, quando o segurança abriu a porta do edificio, chamou todos os utente e anunciou com uma voz alta, seria e grave que não se podia entrar com armas. Um dos utentes foi se logo embora e outro Homem que estava à minha frente respondeu de imediato que tinha arma com ele e que não poderia deixa-la no carro, dado que ele era um agente da CIA. Ele explicou que pelo facto de não ser civil, não tinha autorização para deixar a arma no carro. O segurança não se mostrou nada satisfeito e avisou que não poderia ter acesso ao edifício, disse que as regras se aplicavam à todos os civis e dado que ele não estava em trabalho nesse dia, a única forma de puder entrar seria de contactar a chefia dele e a mesma notificar a segurança social com os dados pessoas do agente em questão.
Eu ouvi essa conversa durante cerca de 5 minutos com as minhas duas meninas junto à mim e a única coisa que me vinha à cabeça era: O MEU DEUS!! A  mentalidade é mesmo diferente.

Qualquer biblioteca, tem o sinal da arma proibida na porta. As escolas tem essa mesma imagem e outra com proibido drogas! Dado que não crescemos numa cultura em que é normal o porte de arma por civis, custou uma pouco habituarmo-nos a esse tipo de sinais e situações. 
Acho que o pior é quando pensamos nas vezes em que as nossas canitas vão à casa de amigos da escola e/ou até vizinhos para brincar e quase todos eles têm armas têm armas em casa. Era na altura muito assustador, no entanto agora, passados quase 3 anos, já nos habituamos à ideia. 

Todos os nossos amigos têm armas, tratasse de uma normalidade para eles. Nada de especial.

O próximo passo é ir à um Gun Ranch e experimentar eu próprio a sensação de ter uma arma na mão e praticar. Será bastante interessante.

Não condeno quem tenha e quem não tenha. 

Até Já!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Halloween / dia das bruxas nos Estados Unidos!

DIA DAS BRUXAS Se todos os meus leitores são como eu, todo vós cresceram a ver filmes americanos em que a cada dia 31 de  Outubro ...